quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nova Zelândia - Queenstown - parte 4/11



 

Dia 4 – Queenstown

Como já tinha reservado online o passeio no Dart River Jet Boat Safari, acordei cedinho e eles passaram para me buscar no Hostel. Eu estava sozinho! Então Jetboat seria todo meu! ;-). Seguimos direção a Glenorchy (Paradise) a 45km beirando o lago Wakatipu, as vista no caminho são muito bonitas e paramos em um mirante quase no final do lago, o dia estava amanhecendo ainda e fazia muito frio.
No caminho passamos pela cidade de Glenorchy e entramos na loja deles, a cidade é bem pequena, depois seguimos em direção do rio por uma estradinha de terra; depois de alguns minutos chegamos na segunda parada, PARADISE! Paramos no meio da estradinha e o motorista começou a me explicar sobre o local em meio a milhares de ovelhas... esse local já foi locação para vários filmes e comercias, muitas empresas usavam para imitar: Rochosas do Canadá, Alpes e até o Himalaia.... Entre os filmes rodados ali estão: Wolverine, Limite Vertical, Cronicas de Narnia e lógico Senhor dos Anéis! Existem vários passeios em Queenstown sobre Senhor dos Anéis, mas são bem carinhos.... é só escolher, eu decidi não fazer... Por sinal a Routeburn track também foi cenário do filme e o inicio da trilha fica passando Glenorchy e cruzando o rio seguindo pela estrada asfaltada até a beira das montanhas.
Bom acabada a sessão de fotos seguimos adiante até parar próximo a um floresta, andamos por dentro dela ETA a beira do rio onde esperamos pelo Jetboat (coloquei um filme na página em outro post, mas vai de novo aqui), devidamente posicionados no jetboat começamos o passeio rio acima. O guia me explicou que toda a manha o jetboat sai desde de Glenorchy (onde fica a base deles) e vai subindo o rio para fazer uma vistoria, pois o rio e muito dinâmico e as pedras se movimentam, essa é uma medida de segurança para evitar acidentes e colisões com pedras, criando o percurso do dia.
Fazia um frio do cão e com a velocidade o vento parecia uma navalha nas minhas mãos! Eu tinha comprado um luva (deles mesmo na loja) mas mesmo assim não ajudava muito pois respingava muita água e você acaba se molhando. Mas o visual recompensa tudo (coloquei um filme na página em outro post, mas vai de novo aqui)! 2 minutos depois começar a subir o rio já começam as vistas maravilhosas, o rio fica entra 2 cadeias de montanhas e mata virgem. O jetboat faz umas acrobacias, cavalos de pau de 180º e vai até um certo ponto onde retorna descendo até o delta do rio com o lago.. onde ele para num pequeno porto que é o ponto final do passeio. Existe uma outra opção que você sobre com o jetboat e desce com caiaque, mais informações no site da empresa.
Acabado o passeio nos deixa em Glenorchy para comer e dar uma volta, a cidade é minúscula, poucas coisas, umas 2 empresas que fazem passeios, uma lojinha que vende lembranças/peles e um cafeteria/lanchonete; mas descendo em direção ao rio existe uma lagoas espelhadas que refletem as montanhas. Depois de um sanduíche e cappuccino retornamos a Queenstown, pedi para que me deixassem no centro.

Pela tarde eu também já havia reservado o Shotover jetboat , esse tem saídas durante todo o dia e você pode encaixar como quiser, o ônibus sai do ponto perto do information center na esquina principal da cidade, depois de 15min pela estrada chegamos no local. Eu fiquei impressionado com a organização desse passeio, realmente nota 10, eles estão preparados para receber um fluxo enorme de turistas sem quase estresse... O passeio é por um cânion bem fechado de rochas, a adrenalina é total, pois o piloto chega muito perto das pedras e faz movimentos bruscos, esse jetboat faz 360º !!! o que era animal! Um detalhe que realmente ajudou é que a barra onde você se segura é aquecida (acredito que com o calor da turbina) o que deixa muito mais confortável o passeio (no outro da manha meus dedos congelavam!), a duração é de uns 30-35min mas parece muito mais quando você esta dentro! nos vídeos da minha página e em um post antigo existe um com o 360º ... Depois do passeio fiquei ainda um tempo por lá tirando umas fotos e caminhando pelo local, os ônibus saem a cada 15min para Queenstown se não me engano.

Retonando a cidade dei um passeio pelo Queenstown Gardens, onde se tem vistas bem bonitas do lago e das montanhas, dentro desse parque tem também um jogo interessante, frisbee/disc golf , que é basicamente jogar os frisbees em uns posted com correntes onde ficam presos, existem vários postes no meio do parque seguindo o mesmo layout de um campo de golf, fiz um pessoal jogando e parecia ser divertido, como estava sozinho nem tentei jogar...

Retornando beirando o porto passei na frente do Minus 5C Barque fica dentro de um centrinho comercial, entrei para olhar o que era mas os preços não me animaram muito, como era cedo o vendedor me ofereceu um happy hour deal... ainda fiquei meio na duvida pois não era barato, mas como incluía um drink resolvi entrar, você coloca uma roupa especial e entrar dentro de um grande freezer... lá tem tudo que um bar normal tem, mas tudo feito em gelo, mesas, copos, cadeiras,... a iluminação deixa o ambiente legal, mas na verdade não achei nada demais... fiquei uns 15min lá dentro tirei umas fotos e tomei meu drink e me mandei


Dia 5 - Queenstown

Nesse dia decidi fazer o trekking no Queenstown Hill Recreation Reserv, é uma trilha que começa na própria cidade de 4km subindo pela montanha bem atrás, é fácil de encontrar, a trilha no inicio é bem puxada pois tem muita subida, subi dentro da cidade para chegar até a entrada dela e depois mais subida! Mas a vista lá de cima recompensa, durante a maioria do caminho você vai no meio de uma floresta de pinheiros, na época que fui existiam milhares de cogumelos que dava um visual legal, am alguns pontos pareciam um tapete vermelho... Do ponto mais alto dá pra ver todo o lago Wakatipu e as montanhas para trás , uma vista de 360º
Voltando a cidade depois de comer eu já tinha marcado um vôo de paragliding para a tarde, como o vento estava meio fraco liguei para a empresa para confirmar se existiam condições para o vôo, eles me confirmaram que sim. Me pegaram e segui até Coronet Peak, esse local no inverno é uma estação de Ski; Queenstown e Wanaka por sinal são bem famosos também pelo Ski, como não fiz não posso comentar; ai que começou a minha decepção... chegamos lá no topo e prometia ser espetacular o voo, pois a vista lá de cima é bem legal, mas eles analisaram e o vento estava soprando montanha acima, então não existiam condições de vôo... (me pergunto se não sabiam antes e me enganaram...) ai me ofereceram saltar de outro ponto mais baixo ou devolver meu dinheiro, como eu nunca tinha voado e não sabia se o outro ponto era bom ou não, decidi continuar (deveria ter abortado...) fomos para o local e fizemos 3 saltos, pois cada salto não durava mais que 5 minutos voando... pelo que custou realmente não valeu a pena, é muito legal voar de paragliding, se puder faça, mas na aceite mudar o local senão você vai sair perdendo...

Eu já não tinha nada planejado para Queenstown então arrumei minhas coisas pois no dia seguinte sair cedo para Wanaka, dei uma volta na cidade e existem uns pubs perto do YHA na rua principal, não estava muito agitado e resolvi voltar para dormir



Nenhum comentário:

Postar um comentário