quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nova Zelândia - Queenstown & Doubtful Sound - parte 2/11





Dia 1 - Queenstown

Eu comprei uma passagem da LAN para Auckland com conexão em Santiago, o vôo até Santiago foi de 3,5h e o avião bem velhinho... já o vôo para Auckland foi num avião novinho e durou 13,5h, no geral eu gosto da LAN a comida é boa e atendimento atencioso...
Cheguei em Auckland bem cedinho 4:15am , passei imigração e tive que ir para o terminal nacional que fica ao lado (10 min andando) tem que sair do aeroporto internacional e nadar até lá (ou ir de transporte) fiz checkin para meu vôo até Queenstown pela Air New Zealand, eu comprei os vôos separados pois não sabia direito meu roteiro no início... se você quiser já pode comprar um vôo direto a Queenstown (só não sei se sai mais caro... )

Chegando em Queenstown o aeroporto fica um pouco longe da cidade, mas existe um ônibus que te deixa bem no centro, A cidade em si é bem pequena, bonita, limpa e tudo muito perto, existem 2 ruas principais onde esta tudo o que você precisa. No primeiro dia assim que cheguei (por volta as 10:00) fui direto no YHA Lakefront (de frente para o lago) que era o que já tinha reservado por 1 noite e passei no hostel Bumbles que já tinha pesquisado, eles estava com uma promoção e eu já reservei as do retorno, pois no dia seguinte eu já tinha planejado ir para Fiordland NP com a Real Journeys. Eu preferi hostel um pouco mais distante do centro, pois os outros ficam muito próximos das baladas (e li que tem muito barulho a noite e gente bêbada), então se voce quer balada pode ser interessante fica no centro mais próximo...

Já devidamente instalado sai para conhecer a cidade, fui no information center e reservei um passeio para a tarde (que eu já tinha pesquisado antes) Skippers Canyon Land Tour que saia as 12:50, antes passei no famoso Fergburger para comer um hambúrguer de ovelha! o passeio é bem legal, tem umas vistas ótimas do Skipper canyon parando em alguns mirantes no caminho. O passeio é legal, mas acho que pelo $$ talvez não vale tanto a pena.. eu fiz e gostei, mas comparando com o que visitei depois se você tem pouco tempo pode escolher outra coisa. Era o que se encaixava na hora no meu roteiro ;-)

De volta ao centro andei até a entrada do Skyline (um teleférico fechado que sobe até o topo da montanha, as vistas de lá de cima são espetaculares do lago e montanhas, como eu subi mais próximo do por do sol pequei um visual incrível do sol baixando, eu recomendo subir lá mais no final do dia mesmo e esperar anoitecer para descer, existe uma trilha custa para te um vista do vale ao lado bonita também, um bungle Jump lá do alto (eu não confio nessas coisas então não fiz) e um carrinho de rolimã que chamam de Luge para descer no morro próximo (quando eu fui estava fechado para manutenção, mas parecia bem legal). Existem pacotes com comida e atividades, mais informações no site deles.

Anoiteceu e voltei para a cidade decidi comer algo e dormir cedo, pois meu passeio começava cedinho... vocês irá perceber que em NZ existem milhares de restaurantes Thai, Indianos e Chineses... por que? Por que existem milhares de imigrantes por lá; você também ira encontrar muitos brasileiros... encontrei gente trabalhando no supermercado e no Mac Café....
Comprei pão e embutidos para meu café da manha e almoço no dia seguinte, você pode até comprar os passeios com a comida... mas eu preferi levar a minha mesmo...
Você também tem que levar em consideração que esta em uma área sísmica, ou seja todo dia existem terremotos... mas 99% deles são fracos e você nem vai sentir, mas sempre existe a possibilidade eu vir um forte...

Dia 2 – Doubtful Sound / Te Anau


Acordei cedinho e caminhei até a loja do Real Journeys, ela fica bem na beira do lago, do lado do porto. Confirmei com eles meus passeios (existem outras opções de passeios, alguns dormindo no barco) eles tem uma promoção se você faz os 2 tours ganha 20% de desconto; e fiquei esperando pelo ônibus que chegou as 7:00am para o Wilderness Cruise, acomodado no ônibus lá fomos nós em direção a Doubtful Sound para fazer a navegação no Fiorde. O dia em Queenstown estava aberto, mas quando fomos nos aproximando de Te Anau o tempo esta fechado e chovendo um pouco. Nessa região dos fiordes é normal chover muito, alguns falam que é até mais bonito com a chuva pois se formam algumas cachoeiras com a água escorrendo nas paredes... o fato é que se você tiver sorte não estará chovendo, mas mesmo se estiver chovendo você irá aproveitar.
Chegamos no ponto de saída do passeio no lago Manapouri, para chegar até o Doubtful temos que cruzar o lago Manapouri até um porto onde pegamos um ônibus que sobre e desce uma montanha, chegando finalmente ao ponto de saída do passeio pelo fiorde. As vistas na ida foram um pouco prejudicadas pela chuva! fazia muito frio e com a chuva somente piorava com o vento, eu tinha que sair fora para tirar fotos e depois correr para dentro procurando abrigo (é bom ter uma capa de chuva ou casaco impermeável com você). Peguei muita chuva no cruze do lago e como as montanhas estavam meio distantes não dava para ver direito, mas quando chegamos próximos do ponto de desembarque o tempo melhorou e a vista era realmente bonita! Entramos no ônibus e depois de 10 minutos estávamos no mirante do Doubtful, paramos para tirar fotos e depois seguimos descendo para pegar o barco.
Nesse ponto a chuva melhorou e ficou um garoa fina, esse fiorde é bem estreito e muito verde, realmente as chuvas criaram centenas de cachoeiras nas paredes, dando um visual espetacular. Fomo subindo no fiorde e entrando em alguns braços menores dele em sentido oceano... Existe uma pedra com uma colônia enorme de leões marinhos,  não entramos em águas oceânicas, mas chega bem próximo... No retorno o tempo abriu um pouco e a chuva parou! Então tive a oportunidade de ver o local tanto com a chuva como sem. Na volta visitamos a estação de energia eletrica.
Retornamos pelo menos caminho e o ônibus me deixou em Te Anau onde passaria a noite para no dia seguinte ir a Milford Sound

A Cidade de Te Anau é bem pequena mas muito bonita, existe somente uma rua onde esta tudo, a Real Journeys tem outro passeio saindo de lá para cruzar o lago e visitar cavernas com Glowworms, mas eu não fiz. De Te Anau também sai a Kepler Track, um trekking de 3 dias famosinho, mas não tanto como as Routeburn e o Hollyford. Eu fiquei hospedado no YHA que já tinha reservado, esse foi o ultimo ligar que eu havia reservado antes da viagens, daqui em diante eu escolhei os hostels quando cheguei nas cidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário