quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nova Zelândia - Planejamento - parte 1/11





Planejamento

Eu tinha disponíveis 20 dias para tentar conhecer a Nova Zelândia e é claro que não era suficiente para ver tudo...
Por isso fiz uma lista com tudo de interessante para fazer e depois escolhi as que mais me interessavam
A partir disso fiz varias simulações de roteiros, buscando não perder tanto tempo com transporte,
A minha lista final pode (e provavelmente será) ser diferente da que você considere interessante,
Nesse tópico irei listar tudo de interessante que existe e comentar por que não fui, assim você poderá decidir quando planejar sua viagem...
Eu viajei sozinho e fiz mochilão, você pode adaptar para o perfil que deseje, pois nos locais existe acomodações para todos os gostos.....

Material de pesquisa: 

A minha base de pesquisa foi nos sites acima, onde busquei as informações sobre as atrações e furadas
Normalmente eu vejo o que me interessa e depois entro no site do Tripadvisor ou google e busco para ver se é furada....


Da minha pesquisa retornaram as seguintes que atrações que coloquei no meu roteiro:
  1. Milford Sound – Fiorde maravilhoso onde se faz passeio de barco
  2. Doulbfult Sound – Fiorde também muito bonito onde se faz passeio de barco
  3. Paradise – Cena de vários filmes e comerciais
  4. Queenstown – Cidade base para esportes radicais e Sky no inverno
  5. Lake Wanaka – Famosa pelos saltos de paraquedas e Sky no inverno, base para treeking no Mnt Aspering NP
  6. Fox Glacier – Trenkking sobre o glacial
  7. Lake Matheson – Lago “espelhado” de onde se vem os alpes e Mnt Cook
  8. Franz Josef Glacier  – Trenkking sobre o glacial
  9. Arthurs Pass – Cidade no meio dos alpes de onde existem varias trilhas
  10. Christchurch
  11. Rotorua – capital geotermal da NZ
  12. Taipo – base para visita ao Tongariro e passios de barco na lagoa
  13. Tongariro Northern Circuit – Famoso trekking
  14. Waitomo Caves – aventuras em cavernas e passeios para ver o glow worms (vermes que brilham no escuro)
  15. Auckland

E essas que por falta de tempo tive que tirar:
  1. Routeburn Track – Uma das trilhas mais espetaculares, precisa de 3 dias
  2. Hollyford Track – Uma das trilhas mais espetaculares dos Alpes ao Oceano, precisa de 3 dias ou mais
  3. Coromandel
  4. Bay of Plenty
  5. Wellington
  6. Mount Cook
  7. Hot Water Beach
  8. Dunedin
  9. Abel Tasman NP
  10. Cape Reinga
  11. Marlborough Sound 
  12. Punakaiki Pancake Rocks
  13. Siberia Experience
Definido o que eu queria ver, agora tinha que definir como seria o roteiro
Eu usei como base os roteiros dos ônibus de mochileiros dos links acima para ajudar no trajeto
Usei também muito o Naked Bus, pois consegui umas barbadas de passagens de ônibus por NZ$1!!! O que barateou muitíssimo minha viagem, comprando com antecedência eles tem umas promoções! Como eu ainda não tinha as datas totalmente fixas eu comprei varias opções de passagens e horários por NZ$1! E depois era só escolher qual eu queria pegar! Realmente vale a pena pesquisar no site que esta acima e comprar antecipado, teve um ônibus que paguei NZ$2 e o pessoal dentro me falou que pagou NZ$120!!
Como meu vôo era da LAN chegando em Auckland, depois de tentar varias combinações decidi por esse roteiro:

3-May       Auckland / Queenstown
4-May       Te Anau
5-May       Queenstown
2-May       Queenstown
5-May       Queenstown
6-May       Queenstown
7-May       Queenstown / Wanaka
8-May       Wanaka
9-May       Wanaka / Fox Glacier
10-May     Fox Glacier
11-May     Franz Josef
12-May     Franz Josef
13-May     Franz Josef / Arthurs Pass
14-May     Arthurs Pass
15-May     Christchurch
16-May     Rotorua
17-May     Rotorua
18-May     Rotorua
19-May     Taupo
19-May     Taupo
20-May     Taupo
21-May     Waitomo
22-May     Waitomo
23-May     Auckland
Clique aqui para ver o Google Maps com os pontos onde estive em NZ

Comprei as passagens na Air New Zealand dos trechos Auckland – Queestown e Christchurch – Rotorua por um preço muito bom, mais rápido e barato que ir de ônibus, pois tem um ferry entre as ilhas norte e sul que não é nada barato... e decidi ir logo para o ponto mais distante e ir voltando...

Eu costumo fazer um planilha (coisa de engenheiro mesmo) onde coloco o roteiro, dias, passeios e os custos para ter uma idéia do orçamento que vou precisar, como eu não estava viajando em alta temporada decidi não reservar hostel (albergue) antes, assim eu podia chegar e dar uma olhada e ver o que era melhor... mas eu pesquisei antes e fiz uma lista dos melhores da cada cidade.... quanto aos passeios o mesmo, eu nunca reservo antes, pois sempre que você chega no local tem promoções ou descobre que superfaturaram o preço para você, então se não é alta temporada, deixe para comprar os passeios na cidade, assim você consegue as melhores opções e preços
Na NZ é muito fácil viajar pois toda cidade tem um information center, onde você pode pegar todas as informações e reservar hostel, transporte e passeios; lógico que isso não é grátis, você acaba pagando um pouco a mais, uma taxa de conveniência se pode dizer... eu reservava os passeios no hostel (quando era o mesmo preço) ou direto nas empresas...

Nos próximos capítulos irei contar como foi minha viagem e as coisas que fiz por lá...


Nenhum comentário:

Postar um comentário