quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Nova Zelândia – Waitomo & Auckland - parte 11/11


 Dia 19 - Waitomo


Acordei cedo para pegar o ônibus para Waitomo, eu até poderia ter feito esse trecho com a nakedbus como os demais, mas iria perder tempo demais pois teria que ir a Hamilton e de lá esperar para pegar outro ônibus... perderia o dia todo; então decidi por a mão no bolso e comprar uma passagem direta usando a Waitomo Wanderer custou NZ$45 na época e a viagem dura 2:30 e te deixa direto no iSite da cidade. A cidade de Waitomo é bem pequena, não tem muita opção para comer e as coisas ficam meio longe, perto do iSite tem umas lanchonetes, mercado e tal, mas nada demais; vai precisar de carro para ir num restaurante ou algo parecido pela estradinha
Chegando já me acomodei no meu hotel KiwiPaka que eu recomendo, é bem legal, limpo e parece mesmo um hotel, bem aconchegante. Com a mala no quarto desci no iSite para reservar meus passeios, eu já tinha feito uma pesquisa sobre o que era legal.

Waitomo é muito famosa pela glowworms, cavernas e aventura. Se você não tem claustrofobia existem uns passeios bem radicais descendo pelo meio dos rios subterrâneos, rapel em abismos e cavernas ou seja tem aventura para todos os gostos. Mas já aviso que a água é geladíssima e apesar deles te darem os equipamentos eu via os gringos morrendo de frio... esse foi um dos motivos que eu decidi não ir (fora o preço que era muito salgado), mas em questão de adrenalina com certeza deve ser animal (mas como não fui não posso falar, só digo pelo que vi das pessoas que foram). Bom deixo as dicas dos passeios que não fiz, mas acho bem legais:
Black Water Rafting at Waitomo Caves - tem Rapel no abismo para ver os Glowworms (eu quase fiz essa, só que era caro)  e expedições nas cavernas que podem durar horas, veja mais no site deles
Waitomo Advendures - tem o famoso Lost world que também fiquei com muita vontade de fazer... veja no site deles, mas parece ser incrível! O problema é o preço...

Bom eu fiquei mesmo com os passeios mais básicos que cabiam no orçamento... afinal já era final de viagem decidi fazer o passeio do Spellbound pois era o único que te deixavam tirar fotos na caverna som o flash (os outros não deixam), mas já aviso que é praticamente impossível tirar uma foto boa, pois o barco se move e você precisaria de um tripé para tirar fotos boas, mesmo assim tentei tirar algo. O passeio no total dura 3:30. eu sai direto da loja deles que fica perto do iSite (mas eles buscam também as pessoas) e fomos de van até o local) Fazemos uma pequena caminhada até a entrada da caverna. O passeio é bem legal, descemos por um rio subterrâneo e vamos vendo o teto todo forrado dos glowworms brilhando em azul, parece um céu estrelado. Entramos e saímos pelo mesmo local e dentro da caverna eles pega umas outras bifurcações.

Depois seguimos para outra caverna “Cave of the Spirit” onde somente caminhamos internamente e vemos as formações e os glowworms também, não foram as formações mais bonitas que já vi, mas eram bonitas! No final eles nos servem um chá da tarde com uns biscoitos, chá e café. Vale a pena fazer esse passeio, no final eles te passam uma senha para baixar fotos no site deles, assim você pode ter umas fotos boas, achei bem legal a iniciativa. Na época ele custou NZ$66

Bom dia finalizado voltei para o hostel e cozinhar, lavar roupa e descansar para o próximo dia



Dia 20 – Waitomo


Nesse dia eu acabei fechando um pacote com a  Discovery Waitomo pois eles ofereciam uns pacotes eu acabei fechando o Glowworm caves + Ruakuri por NZ$76. Resolvi não fazer a outra caverna, pois as fotos não me animaram muito; Essa empresa é bem comercial, você já vê pela infra-estrutura dos locais e as cavernas são todas com caminhos de concreto ou pontes e palafitas metálicas, o que muita gente pode achar bom, mas eu não gosto muito pois tira o charme da caverna, fica parecendo muito civilizado.
Primeiro fomos nos glowworms, nesse passeio é proibido tirar fotos, andamos dentro mesmo do complexo da empresa que é enorme, existe um salão enorme onde eles fazem eventos dentro da caverna, comentaram que existem shows que se gravam lá e a acústica é perfeita, descemos mais um pouco e entramos no barco para o passeio é em um sentido só, você vai descendo o rio subterrâneo olhando os glowworms até uma saída do outro lado no final, para ser sincero o Spellbound foi muito mais legal, mas os 2 são bem parecidos, mas se tivesse que escolher escolheria o outro e pulava esse. Terminado o passeio você caminha por um pequeno vale e sai de volta no complexo dentro da loja e cafeteria.

O segundo passeio sai desse mesmo complexo para a caverna Ruakuri paramos na frente da entrada, mas não pense que ela é natural, é tudo artificial! Para dar acesso ao labirinto de cavernas subterrânea eles fizeram um acesso bem no meio da caverna (o inicio dela é onde o pessoal desce nas expedições de aventura descendo pelo rio subterrâneo) Essa entrada tem todos os cuidados para evitar a entrada de ar na caverna, o que poderia arruinar o ecossistema dela, então passamos por umas comportas que só abrem um lado quando o outro se fecha. Ai chegamos em uma rampa circular para descer até a caverna, esse lugar é o cartão de visitas da caverna e esta em todas as fotos de divulgação, ela e toda acessível a cadeira de rodas, então já viu né... muito civilizado pro meu gosto. Andamos por um caminho pré determinado e o guia vai dando informações da caverna e parando em alguns pontos para explicar, vemos alguns glowworms, mas como essa caverna tem iluminação artificial fica difícil de ver o brilho deles. O legal é que você escuta o pessoal que esta descendo o rio durante o passeio, pois passamos por cima deles em vários pontos e a água passa lá embaixo, conseguimos escutar a água, mas ver só se forçar a vista em alguns pontos... então escutava direto o grito do pessoal descendo e parecia estar bem divertido!!! As formações da caverna são bonitas, mas nada de outro mundo... (comparada com as da Chapada Diamantina que eu conheço...) o passeio é legal, mas no final fiquei mesmo com vontade de ter feito a aventura pelo rio abaixo... mas eu não tinha outro dia e o preço era salgado... então deixei para lá. Fora que eu não tinha um dia completo ali... tinha que voltar para Auckland... Tinhamos a opção de voltar caminhando 3km até a cidade pela trilha e eu decidi seguir por ela pois ainda tinha tempo, a trilha tem uns pontos legais e você passa pelo meio da mata e encontrei o pessoal saindo do trekking de aventura pela caverna Aranui, eu não podia entrar por que não paguei essa... então continuei pela trilha sentido da cidade, num certo ponto ela começa a entrar no pasto de gado e já não fica tão bonita, mas a trilha vai beirando o rio até a cidade e em uns 50min eu já estava lá

Voltei para o Hostal e pequei minhas coisas e fui para o ponto de ônibus esperar o nakedbus! Eu sai no fim da tarde umas 17:00 para chegar em Auckland as 20:30
Chegando em Auckland eu fui buscar um hostel, pois não havia reservado nada, fui para o rua onde ficam todos eles e fui olhando os preços, como o YHA estava muito caro resolvi experimentar o Nomad! Que grande erro! Não faça você esse erro também, evite esse hostel a todo o custo, parecia um pardieiro, os quartos uma zona, pessoal estranho, muita gente que estava lá ilegal a procura de trabalho... não me senti seguro nem um pouco lá, bom como era somente por um dia...
Sai para comer e caminhei pela rua do hostel mesmo e dei de cara com a White Lady, que é um trailer enorme (parece até uma trem) que vende uns sanduíches famosos, então pensei por que não? Comi ali na rua mesmo, os hambúrgueres eram enormes e o preço convidativo! Depois disso dei uma volta noturna na cidade até a torre para ver ela a noite, não tinha muita coisa ali por perto, tudo fechado... e resolvi voltar para o hostel pois estava preocupado com minhas coisas... e queria acordar cedo para aproveitar o dia que era o ultimo em NZ

Dia 21 – Auckland / Retorno

Nesse dia sai para conhecer a cidade, mas na verdade Auckland não tem muitos atrativos não, é uma cidade normal que parece até asiática, pois onde você vai só vê chineses, coreanos, tailandeses.... eles foram invadidos!! Até brinquei com o Kiwi que voou comigo de onde estavam os Kiwis??? Pois a cidade só tem asiáticos!
Bom voltando a cidade, a atração principal é a torre, eu fui até ela para dar uma olha e achei muito caro pela vista... então nem subi, fiquei andando pela cidade para fazer umas ultimas compras e conhecer, mas tudo muito mais caro que nos outros lugares, no final acabei comprando algo, mas a dica é comprar lembranças fora de Auckland que são mais baratas
A parte perto do porto é bonita e tem umas lojas bem caras, eu dei uma volta de manha, já que eu não tinha planejado ficar em Auckland (ainda bem) estava usando somente de ultima parada antes de pegar o vôo de retorno.
Pequei o ônibus que leva até o aeroporto e bye bye Nova Zelândia, foi uma viagem incrível e voltei apaixonado pelo pais, principalmente pela ilha sul, onde a natureza esta intocada e parece que parou no tempo, realmente um lugar que merece ser visitado e conservado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário