segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Nova Zelândia - Fox Glacier - parte 6/11

Dia 8 - Fox Glacier

Acordei cedinho para me preparar, as 8:50 saia o ônibus para Fox Glacier. Na verdade o ônibus era uma mini ônibus e estava lotado... a viagem não foi nada confortável e só chegamos as 13:30. Fizemos umas paradas técnicas no caminho e a paisagem descendo para o litoral é muito bonita, vamos descendo por vales e cruzando rios, todas as pontes nessa região somente passam um carro por vez... o que da um certo charme a viagem; eu paguei inacreditáveis NZ$2 por essa passagem com a Nakedbus, no mesmo ônibus tinha gente que pagou NZ$125! Por isso nem reclamei muito da viagem...
Fiz amizade com um pessoal no ônibus e chegando em Fox Glacier fomos para o mesmo hostel Ivory Towers que era muito bom, ele tinha bicicletas grátis (estavam caindo aos pedaços...) a cidade é minúscula! Mas tem 3 atrações: Fox glacier, sobrevôo de helicópteros e Lake Matheson

Como já tinha quase perdido o dia resolvi fazer o sobrevôo de helicóptero e já reservei o trekking sobre o glacial no dia seguinte, fui até a loja do Glacier Helicopters e negociei com eles, consegui um desconto pois já existia um helicóptero saindo... (depois conheci um casal francês depois que me falou que conseguiu um desconto maior ainda.. pois chegaram exatamente na hora que estava saindo um helicóptero com lugares vazios e eles negociaram mais...  então se quiser pode tentar...) eu escolhi o Fox and Franz Josef Twin Glacier, with Glacier Landing que sobrevoava os 2 glaciais e pousava sobre o Fox na parte superior. Minha dica aqui é tentar ser o ultimo a entrar no helicóptero ou tentar ir na parte frontal... pois se você ficar no meio pode até ser bom pois terá visão dos 2 lados... mas quem estiver do seu lado irá te atrapalhar nas fotos e filmagem (cabem 3 pessoas atrás e 2 na frente com o piloto).

O dia estava lindo e foi realmente mágico o sobrevôo, a sensação de pousar no gelo foi meio estranha, mas muito tranquilo, caminhamos um pouco sobre o gelo, cheguei até a me afastar bem do helicóptero para ter a sensação de estar no meio do nada, mas o piloto não deixou ir muito longe por segurança. Enquanto estávamos lá pousou outro helicóptero que ira fazer trekking... existe uma outra opção que pousam ao lado da montanha e você faz um trekking subindo um pico. Ficamos uns 10 minutos no Maximo lá em cima e já descemos.

Na volta eu ainda tinha tempo e muita luz! Decidi pegar a bicicleta do hostel e ir para o Lake Matheson, era pertinho, 8km de uma estrada praticamente plana, mas o problema era a bicicleta que estava caindo aos pedaços! Isso que ainda escolhi a melhorzinha, tive que parar varias vezes para arrumar ela e quase cai uma vez, fora que ela não freava! Ahahahahaha
A entrada da trilha do lago é por uma cafeteria, é grátis e a trilha e bem tranqüila e fácil, você beira o lago parando em vários pontos de onde se pode ver os Alpes refletidos nas águas calmas e escuras do lago, toma no Maximo 1 hora para ver tudo e retornar pois a trilha é circular

Dia 9 - Fox Glacier

Era dia de andar sobre o gelo!!! Chegando na loja dos Fox Galcier Guides para o Nimble Fox: All Day Walk que durava 6 horas, mas na verdade são entre 3,5 e 4 sobre o gelo. Dentro da loja eles nos dão todos os equipamentos necessários, a única coisa que irá necessitar são botas (podem ser as de trekking mesmo) onde irão colocar os grampos, tome cuidado para não perder nada pois poderá ser cobrado na volta... Fizeram uma palestra explicando sobre os grampos, material e o glacial; todos prontos seguimos para o ônibus; Chegando no estacionamento começamos a caminhada até a boca do glacial onde novamente paramos para mais explicações. Os grupos são divididos e iniciamos a aventura!

Subimos pela lateral por uma trilha até chegar em um ponto seguro para entrar no gelo, nesse ponto colocamos os grampos e entramos no gelo. A diferença entre o passeio de dia inteiro e de metade é o quanto se sobre no glacial, o pessoal de metade fica somente na parte de baixo e sobe um pouquinho, já o do dia inteiro subimos bastante até um ponto que seria preciso escalar no gelo para passar, nesse dia existia gente escalando os paredões de gelo. Nós passamos pelo meio de fendas e furos, vimos buracos por onde se ouvia a água passando nos rios internos de desgelo do glacial. Paramos para comer sobre umas pedras e recebemos a visita de alguns Keas (papagaio das montanhas que só existe em NZ), eles são muito inteligentes e nos ficavam rodeando para pegar a comida, eles chegam a rasgar mochilas para buscar comida, então não tire os olhos das suas coisas; apesar de serem bem folgados e chegarem muito perto, eles não atacam, nem vão tirar nada da sua mão, mas se voce deixa algo bobeando eles podem levar ou destruir pensando que tem comida dentro...

A volta foi tranqüila e a tarde o gelo ficou com uma coloração azul muito forte e lindo, reflexo do céu que estava totalmente azul e limpo, por sinal é muita sorte pegar tempo bom na costa oeste da NZ, ela é famoso pela chuvas, o vento traz a umidade do mar da Tanzânia (entre Austrália e NZ) que quando se choca com as montanhas fica represado e sobe, gerando tempestades que podem durar dias....

Retornando a cidade eu somente tinha passagem para ir para Franz Josef na manha seguinte, mas eu queria aproveitar e ver se conseguia adiantar e já dormir por lá, o problema é que não tinha outro ônibus e o taxi era caríssimo, eu conheci um austríaco que estava viajando NZ inteira somente pegando carona (que é muito segura em NZ pode pegar tranquilamente) então fomos para a estrada ver se conseguíamos pegar uma carona... depois de uma hora tentando desisti e voltei para o hostel (encontrei ele no dia seguinte e ele sim conseguiu mas esperou mais uns 30 minutos por lá)