quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Los Roques - Venezuela (Abril 2009) - Português

Los Roques - Venezuela

Planejamento

Usei minhas milhas para chegar a Caracas,escolhi a TAM (companhia aérea brasileira) pois o vôo chegava bem cedo em Caracas. Reservei minha viagem com antecedência e comecei a reunir informação na Internet sobre o local. O período da viagem era de 16-21 abril de 2009
Existem vários bons sites com informação, mas existe um monopólio na reserva on-line do trecho até Los Roques, as empresas oferecem pacotes em U$ ou Euros e praticam preços muito elevados para os turistas:
Então, eu tinha de encontrar uma agência de viagens local, mesmo assim os preços seriam mais elevados que reservando ou comprando lá, mas era única maneira, pois teriamos poucos dias para fazer a viagem e perder tempo lá para resolver transporte e hospedagem poderia arriscar a viagem. Eu fechei com a Roquemar (agência de viagens), eles estão localizados no interior do aeroporto internacional de Maiquetiae eu negociei para pagá-los somente na chegada (nada de antecedência) Eu acho que eles aceitaram porque o que baixa temporada... Meu Pacote incluía: vôo, alojamento com pensão completa (café da manhã caixa de almoço, almoço e jantar), transporte de ida e volta para Olé Caribe Hotel, uma noite no Hotel Olé (eu precisava esta noite no hotel por causa de minha viagem de volta, você também pode precisar dele dependo do seu vôo de chegara ou partida da de Caracas)
Roquemar Viagens - Rosa Gallo - conturven@yahoo.it
Mas se você fala espanhol e tiver tempo, pode reservar tudo na Venezuela e pagar até 50% monos, foi o que notei depois da minha viagem e irei explicar no meu relato abaixo

1 º Dia

Chegamos em Maiquetia Airport às 6:00 hora local, o nosso vôo para Los Roques estava programado para 09:00, passamos pela alfândega e saimos no saguão do Aeroporto. A nossa direita estava o escritório da Roquemar já aberto nos esperando!! No curto caminho entre o portão e o escritório milhares de pessoas nos ofereceram cambio, mesmo enquanto esperavamos nossas malas, um cara da esteira do aeroporto nos ofereceu cambio, com uma taxa de câmbio muito baixa em torno de Bs4 a U$1 (por favor consulte o tópico dicas no final do texto sobre a troca de dinheiro lá) Estávamos um pouco preocupados e evitamos trocar dólares rapidamente, fomosa Roquemar e pagamos nosso pacote em dólares, como acordado. A senhora ofereceu cambio na taxa de Bs5 a U$1 (não muito boae recusamos) tivemos que esperar por duas horas no lobby o vôo, então ficamos analisando os cambistas no lobby para ver qual era mais confiável, de repente encontramos um e depois de negociar um pouco conseguimos Bs5,5 a U$1 dolar e aceitamos. Verifique a cotação no mercado negro antes de sua viagem, para poder negociar (no meu tempo era 6.4, mas nunca iriamos conseguir isso no aeroporto ou em Los Roques)

A senhora levou-nos para o terminal Nacional (andamos por volta de 5 minutos saindo da porta principal do aeroporto e virando para a esquerda, não há necessidade de táxi). Fizemos o check-in, pagamos a taxa de embarque e entramos (viajamos de Chapi Air). Era um avião muito pequeno, com apenas seis passageiros, o vôo levou 1 hora e a vista é incrível e também a aterrissagem ... Chegamos na ilha e fomos transferidos para Corsaria Pousada, mudamos de roupas, pegamos nosso cooler com almoço e bebidas e fomos para o porto para pegar uma lancha (o meu pacote não tinha os passeios incluídos e eu acho que é melhor desta forma) Fechamos a transferência para Francisquí, que eram 20 minutos de lancha, o preço por pessoa foi de B$30 e mais B$30 pelo guarda-sol e cadeiras, chegamos as 11:00 e pedimos para nos buscarem as 17:00. O local era muito bonito, areia muito branca, mas com muitos turistas. Há um lugar muito bom para snorkel na parte de trás da ilha, com muitos peixes e corais lindos. Voltamos para a pousada muito cansados, jantamos e dormi imediatamente para recuperar as energias para o dia seguinte. A comida da pousada não era boa, mas comestível ...

2 º Dia

No segundo dia, decidimos fazer o passeio mais longo, para a ilha de Cayo de Agua. Este passeio direto até Cayo de Agua e no caminho de volta para em Dos Mosquises e Espenquí. Deveríamos sair as 9:00, mas atrasou muito. Custou B$120 por pessoa, com o guarda-sol e cadeira incluída. A viagem até Cayo de Agua leva cerca de 1:30, mas vale a pena! O lugar é muito bonito e bem mais vazio do que as outras ilhas (mas aindatem gente), há também um lugar bom de snorkel ao lado da praia. Ficamos lá até às 14:00, quando começamos o caminho de volta parando em Dos Mosquises onde existe um projeto de preservação de tartarugas, custa B$5 para ver as tartarugas em tanques, que não pagamos e ficamos caminhando pela ilha que é muito pequena e no parte de trás parecia ser um bom local para snorkel, mas não tivemos tempo de verificar.

A última parada foi Espenquí, onde ficamos por uma hora. É um lugar muito agradável e bonito, ficou um pouco escuro por causa das nuvens carregadas e decidimos não fazer snorkel (não há tempo suficiente também), mas algumas pessoas comentaram que é um local muito bom. Voltamos para a Gran Roque ... O jantar do hotel de novo nada de especial e fomos para a pequena vila para ver o movimento. Não estava muito movimentado, apenas um bar com música muito alta na praça principal. Então decidimos voltar para a pousada, perto da nossa pousada tinha um karaoke, que fez muito de barulho até tarde. Nós definitivamente não gostamos da pousada, havia barulho à noite, a comida muito fraca e não era muito limpo.

Dia 3

Decidimos fazer o passeio de duas ilhas: Crasqui e Noronquises custava de B$70 com o guarda-sol e cadeira. Paramos primeiro em Noronquises, onde nos disseram que pode fazer snorkel e ver algumas tartarugas, nós realmente tentamos mas não encontramos nenhuma, talvez porque havia um monte de gente assustaram elas. Ficamos lá por cerca de 2 horas e quando estávamos saindo pudemos ver algumas tartarugas do barco justamente onde estávamos, tivemos má sorte :(
Seguimos para Crasqui, um lugar muito bonito ... No lado esquerdo, depois de umas árvores tinha um lugar muito bom para fazer snorkel, corais muito bonitos, cheio de peixes e vimos uma arraia! É um lugar que deve ser visitado! Voltamos para a ilha principal e presenciamos um por do sol muito maravilhoso, mas de noite não tem realmente nada bom para fazer na vila

Dia 4 e Retorno

O nosso avião (teco-teco) estava saia a 17:00, tinham algumas ilhas mais próximas, optamos Madrisqui, custa B$25 (mais o guarda-sol se você quiser), mas quando chegamos na praia, vimos algumas árvores e uma casa que deve ser de temporada, então recusamos as cadeiras e guarda-sol e usamos os disponíveis ;)
Conhecemos algumas pessoas que queriam a ir para Cayo Muerto, é uma ilha muito pequena, apenas areia e nada mais ao seu redor, falamos com o condutor da lancha e ele disse que iria cobrar B$40 cada para ir lá (eu achei muito caro, porque era apenas 5-10min de Madrisqui por barco) de qualquer maneira, decidimos ir pois não sabíamos se iriamos voltar lá tão cedo .. .

Madrisqui é bom, mas não como as outras ilhas, o snorkel normal e com muitas ondas. Às 12:00 o barco veio para nos levar a Cayo Muerto, chegamos lá e eu tirei algumas fotos, mas é muito pequena para quatro pessoas e também não tínhamos o guarda-sol (que recusamos antes) então decidimos voltar para Madrisqui e ficar lá até às 14:15. Fomos para a pousada tomei um banho e arrumamos as coisas. O vôo estava programado para 17:00, mas chegou mais cedo, como todos os passageiros já estavam lá saimos antes as 16:15 ...Chegamos ao aeroporto e não havia ninguém nos esperando no terminal nacional, como fomos instruídos pela Roquemar, não deixamos o terminal e caminhamos para a direita indo para o terminal internacional até a agência de viagens.
Quando nós chegamos lá e tivemos que esperar o transporte para o Hotel Caribe Olé. O translado demorou muito, muito engarrafamento e passamos por lugares muito feios, até que chegamos ao hotel,  o motorista ia retornar para nos buscar as 5:00 (nosso vôo saía às 7:50). O hotel é bom, a comida é boa e o que preço mostrou no check-in foi em torno de B$475 (não é mau de todo, se você considerar o dólar no mercado negro), para mim já estava incluído no pacote.
No dia seguinte levou 30 minutos até o aeroporto. Durante o check-in descobrimos que tínhamos que pagar um aumento de imposto do governo, B$ 20 por pessoa! Hugo Chávez!!! ... E a taxa de embarque foi de B$137.50 ou em torno de U $ 64 é claro que não pagamos em dólares, voltamos para o hall de chegada para fazer cambio novamente (no andar superior) e encontramos o mesmo cara. No final sobraram alguns Bolivares para gastar no free shop, mas foi muito decepcionante, pois não havia nada!!! apenas chocolates e Rum, então compramos alguns chocolates ... Portanto, não pense que você vai aproveitar a taxa de câmbio no free shop ... manter bolívares não é um bom negócio, até mesmo os cambistas do mercado negro não vão querer eles de volta e vão pagar muito pouco.

Dicas

Quando ir:
Sugiro a baixa temporada (eu sempre viajo em baixa temporada) mais vazio e melhores preços a Alta temporada vai entre dezembro a semana santa e o mês de julho
Os moradores nos falaram que não chove muito lá, o pior mês é dezembro com mais chuvas, durante nossa estadia tiveram algumas pancadas de chuva, mas foram rápidas e não impactou os passeios

Como ir:
Existem algumas companhias aéreas que eu sei que voar por aí:
Chapi Air - www.chapiair.com/
Aerolinea turística Aereotuy LTA - www.tuy.com
Transaven - www.transaven.com
Existem outras empresas também. Você pode verificar os horários e preços com eles, alguns aceitam reserva por depósito, não aceitavam cartões de crédito

Onde ficar:
Certifique-se de obter fotos e informações do que está incluído no pacote posadas, a maioria deles são muito rústicas, não tem água quente (apesar de isso não é realmente um problema), sem ar-condicionado
Na baixa temporada, eu sugiro chegar e escolher lá mesmo e negociar o valor
Uma pesquisa rápida na internet pode dar informações dos melhores e ajudar na chegada lá
Pelo que eu vi eu sugiro: La Cigala, Piano y Papaya que eram as melhores

Dinheiro:
Leve dólares ou euros com você e faça cambio no mercado negro por bolívares
Antes de viajar, verifique qual é a cotação do mercado negro na internet (http://liberal-venezolano.net/dolar), assim consegue negociar melhor com eles. também verifique como as notas são, para que você não seja enganado com dinheiro falso
Evite muitas pessoas ao seu redor quando estiver negociando ou fazemos cambio; tente negociar com apenas uma pessoa, evite os grupos, verificar todas as notas; contar com cuidado. Nunca mostrar o dinheiro, até que verifique tudo, feche o preço e esteja tudo ok. Busque um local calmo e seguro para fazer a negociação. Isto tornará mais seguro mais nunca evitará que você seja enganado, tenha bom senso

O que levar:
- Muito protetor solar, o sol é muito forte
- Snorkel (Se não tiver eles alugam lá) mas será muito mais barato e mais fácil para você levar
- Hidratante pós sol
- Óculos escuros, a areia é muito branca (mas não use direto, ou você vai ficar marcado de sol)
- Coisas praia ...
- Roupas leves tenha cuidado porque o peso máximo permitido no vôo é 10 kg, com muita coisa é fácil de pagar excesso de peso

Segurança:
- Los Roques é um lugar muito seguro, você pode deixar seu material nas praias, caminhar
- No Aeroporto e no continente é muito perigoso, não ostente coisas de valor e cuida das suas malas, carteiras e bolsas