quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nova Zelândia - Arthur's Pass & Christchurch - parte 8/11

Dia 12 - Arthur's Pass

De manha ainda estava chovendo então fiquei esperando pelo ônibus (com a Nakedbus é claro) que eu ia pegar até Greymouth, não tinha ônibus direto, então a única opção era ir até lá e pegar o trem ou outro ônibus que só faz a travessia dos alpes. Chegando em Greymouth eu tinha bastante tempo livre, segui até o information center e comprei minha passagem para Arthur’s Pass, existem 2 empresas que fazem o trajeto a Atomic (que eu peguei) e a West Coast os preços são bem similares, só muda os horários... fora o trem Tranzalpine que também pode ser uma opção, mas é muito mais caro. No IC também me deixaram guardar a mochila enquanto esperava, assim dava para passear um pouco mais tranqüilo, a cidade não é grande mas tem milhares de lojinhas de artesanato em madre perola e jade, preços para todos os gostos, eu comprei uma coisinha somente, deixando para comprar depois (no final me arrependi, pois os preços eram ótimos nessa cidade e a variedade também, então fica a dica de comprar ali. Mas tarde muita coisa não achei igual e eram bem mas caras)

Comi um fish and chips muito bom numa cafeteria de uma senhora, era meio feinha por fora, mas como tinha muitos locais lá decidi arriscar e me dei bem! ;-)

Bom pegando a estrada saímos as 13:15, a viagem é bonita e tem uma paisagem muito bonita das montanhas, duas horas de estrada depois chegamos a Arthur’s Pass, o local é minúsculo, muito pequeno mesmo não tem quase nada lá... fui para o YHA Arthurs Pass e deixei minhas coisas, esse hostel era espetacular! Realmente muito bom e deixa muito hotel no chinelo... como ainda tinha muita luz e não estava chovendo com o pessoal que estava por lá resolvemos ir no Devils Punchbowl Waterfall que era super próximo, 1 hora ida e volta por uma trilha plana e fácil, existem muitas trilhas por lá, esse guia dá mais detalhes sobre as opções.
Voltamos para o hostel e cozinhamos nossa comida, no dia seguinte tinha uma trilha mais puxada!

Dia 13 - Arthur's Pass

Hoje era dia de fazer a Avalanche peak track! Bem sugestivo o nome né? È uma trilha de umas 7 horas para subir 1100m em altitude da vila até o pico, a distancia em si não era tão grande.. mas o problema é que 80% da trilha é subida! A primeira 1:30 e por dentro da floresta e bem íngreme, a trilha é bem marcada e não tem como se perder, mas se você não é muito experiente melhor não se aventurar sozinho, por sinal, nunca faça trilas longas sozinho, pois se acontecer algo tem alguém para te ajudar ou buscar socorro... já sozinho não preciso nem falar né?? Nós estávamos em 4...
Depois que acaba a floresta vira um descampado... muito provavelmente deve ser a parte que fica coberta de neve no inverno. Andando só um pouquinho mais já se tem uma vista da cachoeira Devils Punchbowl por cima, já subimos mais de 500m de altura nesse ponto. Como é descampado essaparte da trilha é mais bonita pois você consegue ver as montanhas e o vale todo, mas também é mais fria, pois venta muito, então esteja preparado. Para chegar no pico passamos por umas trilha muito fina seguindo o topo da montanha, chamado de fio de navalha pois tem uma ladeira de cada lado... no pico se tem uma ótima vista de 360º montanhas para todos os lados e mais ao fundo um geleira enorme.

Sentamos para comer e foi quando recebemos visitas! 3 Keas muito curiosos chegaram querendo abocanhar nossa comida! Não subestime esses papagaios, eles são muito espertos, enquanto um chama a sua atenção o outro vai chegando por trás. Eles quase pegaram e rasgaram a mochila de um dos caras... estávamos distraídos vendo os outros 2 Keas e ele deixou a mochila jogada meio longe, quando viu ele já estava em cima dela tentando rasgar... ahahahha foi só chegar próximo que ele se afastou, eles não são nem um pouco perigosos e nem irão te atacar, mas não deixa nada bobeando ou eles poderão levar ou destruir. Eles são muito famosos por destruir os carros também, arrancam todas as partes de borracha do carro, se buscar no youtube irá encontrar milhares de vídeos deles destruindo carros e coisas... ;-) . Retornamos pela Scotts track para fazer um caminho diferente, é melhor fazer o trajeto como fizemos, pois a Scotts track é pior e fica mais difícil de subir... para descer todo santo ajuda...

Dia 14 - Christchurch

Peguei as 9:20 o ônibus para Christchuch (comprei no YHA mesmo a passagem) dessa vez fui pela Westcoast 3 horas depois chegamos, eu fiquei em um hostel que oferecia transfer para o aeroporto grátis, ele não ficava na região central, mas estava perto do cassino, existe um ônibus grátis que circula pela cidade levando as pessoas para o cassino... então dava para usar ele.

Christchurch é uma cidade muito bonita e limpa, muito segura também; ela é relativamente pequena comparando com outras cidades mundo afora, mas é a maior cidade da ilha sul, todas as atrações estão muito próximas e se pode ir andando; ela também é um ponto de saída para tours em toda a região e até para o mnt Cook... existem muitas opções de esportes radicais também (mas Queenstown ainda é melhor) no Information center existem centenas de opções, você pode também pesquisar na internet e acha muita coisa fácil, eu não planejei muita coisa pois meu roteiro era apertado, mas se você quiser poder ficar uns 2 ou mais dias por lá que tem muita coisa para fazer.
Existe uma região principal de comercio perto da High St, Cachel St e Colombo St com calçadões fechas para os veículos,  existem muitas lojas que vendem malha de lã merino muito barato, se você gosta fica a dica.

Outra dica é visitar a loja de raridades de carros chamadaFrazazz tem vários carros antigos, medalhas, troféus,... até brinquedos! Estão a venda mais vale a pena visitar pois tem uma coisas bem interessantes,
Para comer e beber algo existem varias opções de frente ao rio pela Oxford terrace, o lugar é bem agradável e lembra muito Cambridge, tem o pessoal fazendo passeios em pequenos barcos sem motor pelo rio, empurrados como as gôndolas... a região em volta da catedral é a parte mais turística com a beira do rio, tirando isso não existe muito mais dentro da cidade... tem um passeio de bonde (tram) também com uma opção de jantar dentro dele que parecia ser bem legal, como eu estava sozinho não tinha muito sentido... mas se você estiver acompanhado vale a pena dar uma olhada. E uma passeio de teleférico chamadoGondola) que eu não fiz, mas também é uma opção... ele sobe no topo do Mt Cavendish de onde se tem uma vista da cidade e das bahias que cercam o local.

Comi de noite em um restaurante Tailandês muito bom chamado Thai Samurai) perto do cassino, comida ótima e barata, depois ia me encontrar com um pessoal que tinha conhecido na viagem em um pub, mas nos desencontramos e no final estava cansado e acabei voltando para o hostel, no dia seguinte eu voava para Rotorua e tinha que sair cedo para o aeroporto.